quarta-feira, 20 de março de 2013

O avião engolido pelas areias do Saara


Dizem alguns que o deserto é como uma entidade viva, engole sem apelo nem agravo quem lhe fizer frente e devolve quando bem lhe apetecer. Foi o que aconteceu há mais de setenta anos no Saara egípcio com o Sargento britânico da RFA, Dennis Copping e o seu malogrado avião P40 Kittyhawk. Tal como a estória do Pontiac Boneville que reapareceu numa praia da California - podem ler aqui neste blogue - este avião de combate é também uma cápsula do tempo.


Engolido pelas areias do deserto este pequeno avião de combate da RAF só em 2012 foi devolvido junto com o seu malogrado, e jovem, piloto que teria 94 anos se fosse vivo.

Corria o Verão de 1942, em plena II Guerra Mundial, quando o Sargento britânico teve como missão transportar o seu P40 danificado de uma base militar no Norte de África para outra. A fuselagem do pequeno avião a hélice apresentava-se bastante danificada (está crivado de balas) e necessitava de uma intervenção.

Supõe-se que por avaria mecânica acabou por cair nas areias do Saara egípcio. O piloto terá sobrevivido ao impacto a julgar pelos restos do paraquedas encontrado junto ao aparelho e pelo pequeno radio de transmissões e bateria deixado ali perto mas os ossos de Dennis Copping (na altura um jovem de vinte e quatro anos) foram encontrados nuns rochedos a cerca de cinco quilómetros do local do acidente. A descoberta foi acidental. Um engenheiro polaco que procedia a prospeções de petróleo na área encontrou o P40 em muito bom estado de conservação. O achado terá estado setenta anos debaixo das escaldantes areias e como em muitos outros casos só uma tempestade de areia expõe estórias ocorridas décadas antes, por vezes séculos.

Neste caso o deserto foi o agente protetor. O avião tinha ainda munições por disparar e os instrumentos, com exceção de um dos horizonte artificiais, estavam intactos. Por motivos de segurança as autoridades egípcias removeram os cartuchos enquanto que a embaixada do Reino Unido procedeu à pesquisa dos restos mortais do seu militar. Testes de ADN estão agendados e a família espera fazer-lhe um funeral e oferecer-lhe uma campa para o homenagearem.


O piloto Dennis Copping pouco tempo antes da missão que lhe seria fatal.

A família atual do malogrado piloto recebeu a noticia da descoberta com consternação apesar das décadas que passaram. Dennis era muito querido entre a sua família e os seus pais, em 1942, receberam a chocante noticia do desaparecimento do seu filho com a informação que estava desaparecido em combate. Dennis terá morrido solitariamente de desidratação no sol escaldante e a mais de trezentos quilometros da civilização.


Praticamente intacto o P40 da RAF artilhado com metralhadoras para combate.

Mais um mistério que se resolve ao contrário de tantos outros, ainda por explicar, como, por exemplo, o destino dos pilotos e aparelhos do Flight 19 no Triângulo das Bermudas.




Sem comentários:

Enviar um comentário